Simulações

Simulações e animações oferecem um potencial sem limites para permitir que os estudantes entendam os princípios teóricos das Ciências Naturais, a ponto de serem chamados de laboratórios virtuais. Essa ferramenta pedagógica é de grande valia para o aumento da percepção do aluno, pois pode incorporar a um só momento diversas mídias: escrita, visual e sonora. E desse modo potencializa as possibilidades pedagógicas da interação professor-aluno.

A Física é essencialmente uma ciência experimental, na medida em que ela surge para explicar os fenômenos naturais, e qualquer teoria só tem significado real quando é comprovada experimentalmente. O processo de investigação experimental é, essencialmente, um processo através do qual se vai de eventos até respostas a questões formuladas a respeito destes eventos.

Por maior que seja a capacidade de explanação de determinado mestre, ele esbarrará sempre nas dificuldades de expor um fenômeno físico dinâmico através de recursos estáticos que dispõem. É quase impossível, usando apenas giz e quadro negro, representar a dinâmica de um evento em uma seqüência de instantâneos - como os desenhos de uma animação. Apenas um artista gráfico com grande habilidade conseguiria fazer esta concatenação de desenhos, no tempo útil de uma aula. Na prática, os professores costumam supor que a capacidade de abstração dos alunos será suficiente para perceber a evolução temporal de um dado evento.

Como sabemos, poucos alunos desenvolveram uma razoável capacidade de abstração, e como uma das conseqüências um bom número de estudantes tem grande dificuldade em acompanhar certos tópicos dos cursos de Física do Ensino Médio. As animações são o poderoso aliado na exposição de fenômenos que variem com o tempo, tornando o processo pedagógico mais direto, e mais simples o contato dos estudantes com as idéias centrais que se deseja mostrar. Afora tornar acessíveis a qualquer instante os "experimentos virtuais", podendo ficar a disposição dos alunos fora do horário das aulas, pois os roteiros das "experiências" são auto-instrucionais.

 

 
 
 
 
 
 
 

Applets Java

Interactive Physics

    NetLogo

 

Problemas Resnick, Halliday

 

Problemas Moysés Nussenzveig

 

 

 
Google
 

Melhor visualizado no Mozilla Firefox
Você é o nosso visitante nº

© Copyrigth 2009
Pedro Netto
Todos os direitos reservados